quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Zaqueu...Rico,sem paz,baixinho,mas decidido!



Lucas 19:01-10 (VRA)
Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Foi um camarada, que não tinha uma estatura ideal, mas era decidido e chamou a atenção de Jesus!
Em nossos dias,como naquela época sempre existiram pessoas que não tem paz e vivem em constantes conflitos com elas.Assim era Zaqueu um homem rico, porém, infeliz. Até que um dia o Senhor Jesus entra em sua cidade, na cidade de Jericó. Ali ele estava decidido a mudar de vida, ali ele estava decidido a ter uma vida nova. Ele não aquentava viver mais aquela vida de enrolada, e decide ter um encontro com Deus.Diz o texto que o Senhor Jesus vinha entrando na cidade ao seu redor uma grande multidão, e ele Zaqueu, procurava ver quem era Jesus, porém, aquele desejo de vê-lo não era apenas uma curiosidade, não era apenas um mero desejo, mas, de ter um encontro que iria mudar a sua vida. Ele sabia que o Senhor Jesus podia perdoá-lo, podia mudar sua vida etc...Mas, ele não podia vê-lo por causa da multidão, e porque ele era de pequena estatura, mas, Zaqueu aqui ele nos transmite muitas lições que vamos começar a ver,
Veja ele era um homem decidido:
Mesmo tendo a multidão e a sua estatura, como um grande impedimento ele não desistiu de buscar a Cristo. O texto mostra o quanto ele era persistente, no versículo.
diz que ele procurava ver, ou seja, ele estava tentando não tinha entregue os pontos, os obstáculos não serviram para ele como motivo de desistir, muito pelo contrário ele estava tentando, é isso que Deus quer ver muitas vezes em nós e não encontra, a persistência, muitos de nós tem desistido de seus objetivos muito facilmente, o Zaqueu não, ele ficou tentando vê-lo, e Deus observou isso e lhe deu a direção para que ele subisse na árvore, pois, ali ele iria vê-lo...Ele dar a direção para todo aquele que não desiste dos seus objetivos, por isso, olhe o que Deus está falando para você agora: você não pode desistir, não pode regredir, não pode olhar para trás, você tem que seguir adiante acreditar na tua vitória, acreditar que Deus é contigo, acreditar que você vai dar a volta por cima, acreditar que vai vencer em o nome do Senhor Jesus.
Deus quer de nós arrependimento:
Jesus viu em Zaqueu um homem que queria ter uma oportunidade de ter uma nova vida, meus irmãos, quando o Senhor Jesus Ele olha para nós, ele não olha a nossa aparência, ele não olha se temos olhos azuis, verdes, castanhos, ele não olha se somos gordo ou magro, alto ou baixo, enfim, ele olha para o coração do homem, ele olha para o interior, e ele opera quando ele ver no nosso coração a verdade, a sinceridade, o desejo de vencer, a fé viva nele etc...Ele viu isso em Zaqueu, muitos não gostaram do que viram e disseram, mas, como o pode entrar na casa de um pecador e comer com e esses homens fizeram o que ainda hoje muitos de nós fazemos, que é julgar sem saber o que adentro do homem, para aquela multidão Zaqueu era um ladrão, mas, para o Senhor Jesus que conhece o homem por dentro ele era um homem arrependido, decidido a mudar. A prova é que quando o Senhor Jesus mandou que ele descesse depressa, ele não demorou e desceu rapidamente.Ele conseguiu o que queria, que era ter um encontro com o Senhor Jesus. Talvez, esse não seja o seu desejo, pois, você já é salvo (a), já teve um encontro com o Senhor Jesus, talvez, o seu desejo seja de casar, seja ser um comerciante, seja ser um profissional liberal, enfim, não importa o que você deseja, o que importa é que você pode conseguir, veja, no início no versículo, diz que Jesus ia passando, não estava escrito que ele ia ter um encontro com Zaqueu, Ele ia passar direto, mas, o Zaqueu foi decidido e chamou a atenção de Jesus e proporcionou o milagre em sua vida, através da sua fé em Deus, lembre-se a palavra de Deus diz que tudo é possível ao que crer.
Em nossos dias,onde a concorrência as vezes é desleal,devemos ter fé e ser decidido em toda e qualquer situação,assim como Zaqueu Rico,sem paz,baixinho,mas decidido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário